Você já ouviu falar ou conhece exemplos de trade marketing? Esse é um formato de planejamento que possui, como principal objetivo, adaptar todas as ações de marketing para a melhor forma de relacionamento com o cliente.
O tal do merchandising
Você com certeza já ouviu essa expressão. O merchandising é toda ação de marketing feita no ponto de venda. Aqui, estão incluídos as faixas, banners, panfletos, outdoors, flyers, cartões, entre outros. Ou seja: é aquilo que tem como objetivo destacar a marca frente às outras.
O merchandising auxilia na hora de o consumidor tomar a sua decisão final. Isso porque o
cliente costuma levar sempre em consideração a parte visual da empresa. Por isso, investir nesse quesito é tão importante.
Cabe ao profissional de trade marketing pensar e oferecer propostas que irão fazer com que o produto ali apresentado se destaque dos demais.
Criação de demanda
Outro dos principais exemplos de trade marketing é atrair e criar situações de compra.
Como fazer isso? Oferecendo novos produtos, investindo em embalagens diferenciadas, entre outros. Alguns bons exemplos de trade marketing podem ser vistos quando as empresas oferecem:
degustação de seus produtos em importantes pontos de venda;
criam programas de fidelidade para seus clientes;
fazem promoções;
sorteios;
oferecem bônus nas compras, entre outros.
Ou seja: o objetivo dessa fase é criar soluções de compras. Encontrar consumidores que se
interessem pela sua marca.
Para ter um bom resultado – e que seja mensurável – tenha um banco de dados. Assim, você poderá medir e fazer uma análise do que foi conquistado em cada uma dessas ações que são exemplos de trade marketing.
Dessa maneira, também saberá o que funciona, o que não funciona, quais seus melhores PDVs, entre outros.
Capacitação, envolvimento e desenvolvimento de profissionais
Para que os itens anteriores tenham sucesso é preciso contar com bons profissionais.
Para isso, a empresa deve treinar seus promotores. Cada um deve saber desempenhar com sucesso as suas funções. Por conseguinte, é importante saber quando é hora de repor o estoque, negociar melhores espaços para os produtos da marca serem disponibilizados, entre outros.
O engajamento, qualificação e desenvolvimento no treinamento de promotores de vendas é
imprescindível para garantir uma boa gestão de produtos.
Fonte: eadbox
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