ConheƧa os 3 exemplos de trademarketing
- Rafaela Pero
- 24 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Você jÔ ouviu falar ou conhece exemplos de trade marketing? Esse é um formato de planejamento que possui, como principal objetivo, adaptar todas as ações de marketing para a melhor forma de relacionamento com o cliente.

O tal do merchandising
VocĆŖ com certeza jĆ” ouviu essa expressĆ£o. O merchandising Ć© toda ação de marketing feita no ponto de venda. Aqui, estĆ£o incluĆdos as faixas, banners, panfletos, outdoors, flyers, cartƵes, entre outros. Ou seja: Ć© aquilo que tem como objetivo destacar a marca frente Ć s outras.
O merchandising auxilia na hora de o consumidor tomar a sua decisão final. Isso porque o
cliente costuma levar sempre em consideração a parte visual da empresa. Por isso, investir nesse quesito é tão importante.
Cabe ao profissional de trade marketing pensar e oferecer propostas que irão fazer com que o produto ali apresentado se destaque dos demais.
Criação de demanda
Outro dos principais exemplos de trade marketing Ʃ atrair e criar situaƧƵes de compra.
Como fazer isso? Oferecendo novos produtos, investindo em embalagens diferenciadas, entre outros. Alguns bons exemplos de trade marketing podem ser vistos quando as empresas oferecem:
degustação de seus produtos em importantes pontos de venda;
criam programas de fidelidade para seus clientes;
fazem promoƧƵes;
sorteios;
oferecem bƓnus nas compras, entre outros.
Ou seja: o objetivo dessa fase Ʃ criar soluƧƵes de compras. Encontrar consumidores que se
interessem pela sua marca.
Para ter um bom resultado ā e que seja mensurĆ”vel ā tenha um banco de dados. Assim, vocĆŖ poderĆ” medir e fazer uma anĆ”lise do que foi conquistado em cada uma dessas aƧƵes que sĆ£o exemplos de trade marketing.
Dessa maneira, também saberÔ o que funciona, o que não funciona, quais seus melhores PDVs, entre outros.
Capacitação, envolvimento e desenvolvimento de profissionais
Para que os itens anteriores tenham sucesso Ć© preciso contar com bons profissionais.
Para isso, a empresa deve treinar seus promotores. Cada um deve saber desempenhar com sucesso as suas funƧƵes. Por conseguinte, Ʃ importante saber quando Ʃ hora de repor o estoque, negociar melhores espaƧos para os produtos da marca serem disponibilizados, entre outros.
O engajamento, qualificação e desenvolvimento no treinamento de promotores de vendas é
imprescindĆvel para garantir uma boa gestĆ£o de produtos.
Fonte: eadbox