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  • Foto do escritorRafaela Pero

Conheça os 3 exemplos de trademarketing


Você já ouviu falar ou conhece exemplos de trade marketing? Esse é um formato de planejamento que possui, como principal objetivo, adaptar todas as ações de marketing para a melhor forma de relacionamento com o cliente.







O tal do merchandising

Você com certeza já ouviu essa expressão. O merchandising é toda ação de marketing feita no ponto de venda. Aqui, estão incluídos as faixas, banners, panfletos, outdoors, flyers, cartões, entre outros. Ou seja: é aquilo que tem como objetivo destacar a marca frente às outras.


O merchandising auxilia na hora de o consumidor tomar a sua decisão final. Isso porque o

cliente costuma levar sempre em consideração a parte visual da empresa. Por isso, investir nesse quesito é tão importante.


Cabe ao profissional de trade marketing pensar e oferecer propostas que irão fazer com que o produto ali apresentado se destaque dos demais.


Criação de demanda

Outro dos principais exemplos de trade marketing é atrair e criar situações de compra.

Como fazer isso? Oferecendo novos produtos, investindo em embalagens diferenciadas, entre outros. Alguns bons exemplos de trade marketing podem ser vistos quando as empresas oferecem:

  1. degustação de seus produtos em importantes pontos de venda;

  2. criam programas de fidelidade para seus clientes;

  3. fazem promoções;

  4. sorteios;

  5. oferecem bônus nas compras, entre outros.

Ou seja: o objetivo dessa fase é criar soluções de compras. Encontrar consumidores que se

interessem pela sua marca.


Para ter um bom resultado – e que seja mensurável – tenha um banco de dados. Assim, você poderá medir e fazer uma análise do que foi conquistado em cada uma dessas ações que são exemplos de trade marketing.


Dessa maneira, também saberá o que funciona, o que não funciona, quais seus melhores PDVs, entre outros.


Capacitação, envolvimento e desenvolvimento de profissionais


Para que os itens anteriores tenham sucesso é preciso contar com bons profissionais.

Para isso, a empresa deve treinar seus promotores. Cada um deve saber desempenhar com sucesso as suas funções. Por conseguinte, é importante saber quando é hora de repor o estoque, negociar melhores espaços para os produtos da marca serem disponibilizados, entre outros.


O engajamento, qualificação e desenvolvimento no treinamento de promotores de vendas é

imprescindível para garantir uma boa gestão de produtos.

Fonte: eadbox

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