top of page
  • Foto do escritorNatália Oliveira

O que faz um profissional de Trade Marketing?

Atualizado: 22 de nov. de 2021




Como já dissemos anteriormente, o Trade Marketing é uma estratégia de marketing focada no posicionamento de mercadorias de forma estratégica nos pontos de venda. Esse tipo de estratégia visa estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribuição, seja varejo ou atacado.



Com o trade marketing, você consegue atrair mais clientes para o seu produto, já que o trade viabiliza o shell-out (venda direta para o consumidor final - B2C) para a sua mercadoria. Mas, você sabe como é o dia a dia de um analista de Trade Marketing?



O analista de trade é a pessoa responsável por elaborar todas as ações que serão feitas para atingir os objetivos desejados. Ou seja, esse profissional elabora o calendário de ações, direciona a verba a ser investida em cada canal de vendas, estuda o comportamento do shopper e ajuda o coordenador de trade a implantar ferramentas para mensuração dos indicadores.


Quando falamos de um analista que trabalha em uma agência, geralmente é ele quem coordena a equipe, e também é responsável por fazer o acompanhamento de resultados, campanhas e toda a interação relacionada à área de business intelligence.

Já o analista da indústria, conta com uma equipe mais completa, com o apoio de colaboradores e agências no desempenho dessas funções. Por manter contato direto com outras áreas da empresa, geralmente é ele quem fornece aos demais setores visões e planejamentos baseados em informações e focados em resultados.



Além de tudo isso, é interessante lembrar que os setores de Marketing e Trade Marketing são parceiros do mesmo nível de importância. Isso significa que, importam menos as diferenças de organograma de cada empresa e mais o entendimento de que esses três tipos de funcionários precisam atuar em conjunto para que os bons resultados sejam alcançados.



Um aprimora o desempenho do outro, na medida em que se atenta para questões que poderiam ser negligenciadas. Com esses focos bem definidos, a engrenagem como um todo roda com muito mais fluidez. Aqui na Suprir, trabalhamos com uma equipe capacitada e preparada para ajudar o seu negócio a decolar! Vamos juntos? Entre em contato com a gente!




80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page